Um homem morre a cada 38 minutos por câncer de próstata, de acordo com o Inca
Campanha Novembro Azul ressalta a importância da conscientização e prevenção
Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial no câncer de próstata, que representa quase 30% dos casos oncológicos masculinos no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido a essa doença, destacando a importância de prevenção e diagnóstico precoce.
De acordo com o Dr. Eric Martinez Lino, urologista da Amhemed, o câncer de próstata, em estágios iniciais, costuma ser sem sintomas, por isso a necessidade de exames. “É essencial que os homens busquem atendimento médico regularmente. Hoje, o exame de sangue, o PSA (Antígeno Prostático Específico), é complementar ao diagnóstico”, afirmou, ressaltando que os exames recomendados para a detecção precoce incluem também o toque retal, obrigatório para homens acima dos 50 anos. Para casos de possível predisposição para a doença, é recomendado o acompanhamento após os 45 anos.
A alimentação desempenha um papel muito importante na saúde do homem. “Hábitos como sedentarismo e obesidade aumentam o risco de desenvolver não apenas o câncer, mas também condições benignas da próstata. Manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas regularmente pode reduzir esses riscos”, alertou Dr. Lino.
Em relação aos avanços no tratamento, as opções atuais incluem cirurgias pouco invasivas, como a robótica, e terapias de radiação. “Esses métodos têm proporcionado melhores resultados e recuperação mais rápida para os pacientes”, afirmou o urologista.
A campanha Novembro Azul tem o objetivo de quebrar pré-conceitos em torno do exame de toque. “Este exame é rápido e informativo. Cuidar da saúde é uma demonstração de responsabilidade, não de fraqueza”, concluiu o Dr. Lino.
COMENTÁRIOS